
Muito se fala de backup, ou cópia de segurança, como queira.
Esta semana um HD de um cliente queimou, já estava previsto. O responsável pela TI que fica em outro Estado, e que fazia remotamente, precisou ir até o local.
Deu tudo certo: perda de um dia de trabalho (restaurou o backup do dia anterior), o que não foi muito, porém dois dias parados:
– um dia para a chegada do cara da TI, e outro para restauração propriamente dita.
Mas, um dia para restaurar?, como assim?!
Sim, um dia. O backup era feito através de imagem do HD. Muitas das informações eram desnecessárias, como por exemplo, o próprio sistema operacional, que fez com que isso aumentasse o tamanho e, consequentemente, o tempo para o restore.
Resolvi escrever sobre isso para chamar a sua atenção em três pontos:
- Você faz backup?
- Seu backup está sendo feito corretamente?
- Quanto tempo leva para re-estabelecer suas operações?
- Testa o backup periodicamente, ou vai deixar pra testá-lo no dia que precisar?
Para finalizar, alerto sobre a urgência desse “seguro”, torcendo para não precisar, e se precisar, estará disponível, e de forma íntegra, não esquecendo que o patrimônio mais valioso de sua empresa pode desaparecer em segundos : a informação.
Parabéns!!